Notícias

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

EDITAL IB/AAcad/32/2012

 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

O Diretor do Instituto de Biociências torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sua 380ª sessão ordinária realizada em 26/10/2012, estarão abertas por 60 dias, de 04 de janeiro a 04 de março de 2013 das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira exceto feriados, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, RDIDP, referência MS-3.1, cargo/claro no. 1228986, com salário de R$ 8.715,12 (oito mil, setecentos e quinze reais e doze centavos), junto ao Departamento de Ecologia, na área de “Ecologia”. O concurso será realizado nos termos do artigo 135 e seguintes do Regimento Geral da USP e Artigo 46 do Regimento do Instituto de Biociências com o seguinte programa:

1. Ecologia – conceito, histórico, níveis de organização, escalas.

2. Ecofisiologia: respostas ecológicas e evolutivas a condições e recursos, nicho ecológico.

3. Biomas: definição, padrões globais, principais biomas terrestres e aquáticos do mundo.

4. Ecologia de sistemas: fluxo de energia, ciclos de nutrientes, estrutura trófica dos ecossistemas.

5. Ecologia evolutiva: variação genética, evolução por seleção natural, especiação, coevolução.

6. Ecologia de populações: demografia, competição intra-específica, dinâmica populacional.

7. Ecologia e evolução das interações entre espécies: parasitismo, mutualismo, competição, predação.

8. Ecologia comportamental: evolução e ecologia do comportamento animal.

9. Ecologia de comunidades: padrões de diversidade e composição e seus determinantes, teias tróficas, sucessão.

10. Ecologia aplicada: sustentabilidade, poluição, biologia da conservação.

O concurso será regido pelo disposto no Estatuto, no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do Instituto de Biociências (Resolução nº 4054, de 22/11/1993). Os candidatos poderão realizar as provas nos idiomas português ou inglês, conforme autorização da Comissão de Atividades Acadêmicas do Conselho Universitário da USP (processo 2012.1.1159.41.4), fazendo a opção no ato da inscrição.

1. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica do Instituto de Biociências, sala 48, Rua do Matão, Travessa 14, nº 321, Cidade Universitária, Capital, São Paulo, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Biociências contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:

I – memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento ou revalidação junto aos órgãos competentes;

III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

IV – título de eleitor e comprovante da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa.

Parágrafo Primeiro: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo Segundo: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo Terceiro: No ato da inscrição, a documentação comprobatória deverá ser entregue em 01 via e deve estar em acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas juntamente com uma lista dos referidos documentos.

Observações:

a) Não serão recebidas inscrições por e-mail ou fax.

b) Para as inscrições via correio deverão ser atendidas as seguintes condições: a correspondência deve ser postada até o último dia de inscrição e recebida até 15 dias corridos desde essa data; sugere-se um sistema de entrega rápida.

c) Poder-se-á receber inscrição através de procuração (simples ou registrada em cartório).

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

Parágrafo Único: O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição no prazo de trinta a cento e vinte dias.

3. As provas serão realizadas em duas fases, na forma dos parágrafos do artigo 135 do Regimento Geral da USP.

4. As provas constarão de:

1a fase: prova escrita, eliminatória: peso 3 (três);

2a fase:

I – julgamento do memorial com prova pública de arguição: peso 4 (quatro);

II – prova didática: peso 3 (três);

5. À prova escrita, aplicam-se as seguintes normas, de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP:

I - a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III - durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV - as anotações, efetuadas durante o período de consulta, poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V - a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;

VI - cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

6. Serão considerados habilitados para a segunda fase os candidatos que obtiverem, da maioria dos membros da comissão julgadora, nota mínima 7,0 (sete) conforme § 3º do artigo 135 do Regimento Geral da USP.

7. O julgamento do memorial, expresso mediante nota global incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo Primeiro: No julgamento do memorial, a comissão deverá apreciar:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV - atividades profissionais ou outras, quando for o caso;

V - diplomas e outras dignidades universitárias.

Parágrafo Segundo: Finda a arguição de todos os candidatos, a comissão examinadora, em sessão secreta, conferirá as notas respectivas.

8. À prova didática aplicam-se as seguintes normas, de acordo com artigo 137 do Regimento Geral da USP:

I - a comissão julgadora, com base no programa do concurso, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos tomarão conhecimento, imediatamente antes do sorteio do ponto;

II - a realização da prova far-se-á vinte e quatro horas após o sorteio do ponto;

III - o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário;

IV - a duração mínima da prova será de quarenta minutos e a máxima de sessenta;

V - a prova didática será pública.

Parágrafo Primeiro: Se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos em grupos de no máximo três, observada a ordem de inscrição, para fins de sorteio e realização da prova.

Parágrafo Segundo: O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

Parágrafo Terceiro: As notas da prova didática serão atribuídas após o término das provas de todos os candidatos.

9. Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

10. O ingresso do docente em RDIDP é condicionado à aprovação da CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

11. O concurso terá validade imediata exaurindo-se com a nomeação do candidato indicado pela comissão julgadora.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, no endereço acima citado.

Usuários online

Nós temos 2 visitantes online